O Tempo dos Assassinos
Até à invenção da pólvora, com algumas excepções que confirmam a regra, dar a morte a uma pessoa pressupunha uma proximidade entre o homicida e a sua vítima. Nas estradas infestadas de salteadores, nos campos de batalha, no senado de Roma, o assassino e o seu ferro precisavam do contacto físico para levarem a cabo a sua tarefa.
A morte que desta forma tão próxima se oferece e se recebe torna-se muito emocional. Georges Simenon, para o seu comissário Maigret, escreveu sobre isso e os serial killers, mais uma vez, com algumas excepções que confirmam a regra, preferem a arma branca ou as próprias mãos à impessoalidade da arma de fogo. No fundo, o que a pólvora trouxe foi, sobretudo, distância.
No nosso tempo, a morte chega impessoal, cheia de fórmulas e de ciência. Vem da ponta distante de uma pistola ou de uma espingarda. Mas também dos ainda mais distantes desapego e indiferença assépticos.
O Tempo dos Assassinos conta, a partir de agora, com a Arma de Andy Warhol, de 1981, para nos recordar esta realidade.
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