Thursday, May 25, 2006

A escolha

Levanta-se um coro de vozes pela derrota da GALP num concurso para a exploração petrolífera do Mar de Timor. Destaco as palavras do Paulo Gorjão, que acusa o primeiro-ministro timorense de falta de estofo e de falta de visão e que argumenta que Timor-Leste terá bastante mais a perder com este afastamento de Portugal. Se sobre as capacidades políticas de Alkatiri não tenho muito para dizer (nem a favor nem em contrário), sobre as eventuais vantagens da ligação de Timor-Leste a Portugal julgo que existe uma reflexão que o Paulo Gorjão não explora devidamente no seu post.

Os lucros muito agradáveis que os negócios da GALP têm vindo a gerar, tanto quanto penso saber, dependem sobretudo da área da refinação. Interessa à GALP, por esse motivo, aumentar e diversificar os locais de exploração que já possui. Isto digo-o tal como mo disseram a mim, que eu do negócio do petróleo percebo tanto como o ex-presidente da edilidade portuense. Ora, se isto explica o interesse de um grande grupo económico português por Timor-Leste, servindo de bitola para extrapolações que se queiram fazer para outros grupos económicos, convém conhecer, então, quais são as tão significativas contrapartidas para Timor-Leste que têm justificado tantas críticas pela decisão do concurso.

O que o Paulo Gorjão nos diz é que Timor-Leste precisa de diversificar as suas dependências, o que parece bastante razoável, e que essa diversificação deve incluir Portugal. Nas suas palavras, " à distância que Timor-Leste se encontra de Portugal, só há uma maneira de nos fazer manter atentos ao território, i.e. os negócios.
Era e é do interesse nacional timorense que as empresas portuguesas invistam em Timor-Leste. É do seu interesse não apenas porque cria emprego e gera riqueza. É do seu interesse porque quanto maior for o volume de negócios que as empresas portuguesas tenham com Timor-Leste maior será a atenção política que lhe será prestada pelo Governo português. É por isto que a derrota da GALP foi relevante.
"

Mas quanto a esta necessidade de gerar atenção política de Portugal sobre Timor-Leste e gerar investimento das nossas empresas no território, as justificações são parcas. É razoável interrogar o Paulo Gorjão sobre a utilidade da atenção política de Portugal. Sobre esta atenção política, e o que eventualmente a caracteriza, muito há para dizer, mas eu preferiria aguardar explicações mais detalhadas do Paulo antes de tecer mais considerações sobre este aspecto, até porque tem o potencial de nos levar para uma área algo distinta.

Não obstante, se o investimento da GALP, ou de outras empresas portuguesas, cria emprego e riqueza em Timor-Leste não será porque são empresas portuguesas, mas antes porque se trata de investimento e ser essa uma das suas características. Certamente a italiana ENI também irá gerar emprego e riqueza, a menos que se pretenda que o investimento português é intrinsecamente mais produtivo do que o investimento italiano. Mas como isso é um absurdo, a única crítica seria se a escolha da ENI fosse economicamente menos benéfica que a escolha da GALP. O Paulo Gorjão acredita que, a longo prazo, isso será verdade. Mas também é possível entrever que Timor-Leste, tendo optado pela solução mais benéfica a curto prazo, trocou um ponto de ligação económica à economia portuguesa por um ponto de ligação económica à economia italiana. O que, convenhamos, sendo a Itália um dos países mais industrializados da Europa e do mundo e sendo a economia portuguesa aquilo que se sabe, talvez não seja uma decisão tão mal pensada como pode à partida parecer. Este é o aspecto que passa ao lado do posto do Paulo Gorjão, mas que merece bastante atenção. Podemos mesmo perguntar se a derrota da GALP não configura um indicador da perda de peso internacional do nosso país, sendo ainda mais grave no sentido em que ocorre precisamente com um dos países de quem estamos supostamente mais próximos em termos de laços.

Evidentemente, existe uma ligação histórica e afectiva forte entre Portugal e Timor-Leste. Esta ligação não pode nem deve ser alienada. Não faltam maus exemplos neste campo. Portugal vive mal com as suas memórias, não guarda para elas um lugar de relevo, não as estuda, não as compreende e não as usa para aprender e agir melhor. Frequentemente, disfarça as suas memórias em mitos e fábulas que acabam por ter como utilidade, sobretudo, a sua instrumentalização ao serviço de determinadas ideologias. Embora pouco provável, seria conveniente que a relação entre Portugal e Timor-Leste não entrasse por esses caminhos. Seria mesmo, porventura, a melhor forma de ultrapassar os utilitarismos circunstanciais que a economia tende a gerar e partir para uma sedimentação descomplexada das relações externas entre os dois países.