Friday, August 18, 2006

Rejubilai! Pela primeira vez em não sei quantos anos todas as equipas do primeiro escalão do campeonato nacional de futebol vão ser treinadas por portugueses. É difícil esconder o êxtase. Ainda hoje, o comentador da TSF, num assomo de originalidade, recordava que "o que é nacional é bom" e acrescentava, para melhor defender os interesses do treinador português, que Co Adriaanse veio treinar para Portugal sem ter ganho qualquer título.

Ora, neste registo de demagogia barata também se poderia afirmar que uma boa parte dos treinadores portugueses que vão começar este campeonato à frente de equipas da 1ª Liga também nunca ganharam nada de jeito. Tal como se poderia afirmar que o número de portugueses a liderar equipas técnicas de clubes de referência por esse mundo fora se pode contar pelos dedos de uma mão, sendo que talvez sobrem mais dedos do que aqueles que são precisos para os contar.

Mais razoável seria reconhecer que os clubes portugueses não têm capacidade financeira para pagar a treinadores estrangeiros, muito menos se estes estiverem habituados a trabalhar nos melhores campeonatos europeus, nem o campeonato nacional, pela sua fraca qualidade, tem capacidade de atrair treinadores que aspirem a uma carreira de relevo.

Contra esta triste realidade, há quem prefira erigir uma bonita ilusão patriótica. Mas esta, no fundo, não passa de apenas mais uma versão dessa nacionalíssima característica que é o provincianismo.