Thursday, August 17, 2006

No que diz respeito aos voos mais que suspeitos da CIA, Portugal, ou o seu governo, talvez pouco pudessem usar para pressionar os EUA a não usar as bases das Lages como escala. Além disso, é necessário recordar que se trata de um país com quem Portugal mantém laços de amizade e alianças estratégicas no que diz respeito à defesa e à economia. Pode ainda evocar-se que, caso o governo português recusasse o espaço aéreo nacional a tais voos, algum outro país estaria na disposição de os aceitar, o que nos levaria a perder influência junto dos EUA e, até, a sofrer alguma espécie de retaliação diplomática ou económica, sendo preteridos como parceiros estratégicos num futuro próximo. Pode equacionar-se a delicada posição de Portugal nestes termos e aceitar uma certa dose de tolerância perante algumas violações das convenções internacionais e das mais básicas regras de respeito pelo ser humano.

Na realidade, isto é o que, com alguma hipocrisia, se pode apelidar de realismo; e o que, com bastante realismo, se pode apelidar de hipocrisia.

Porque também se pode afirmar, com toda a propriedade, que a luta contra o terrorismo, especialmente o que nos aflige neste tempo, passa por ser um confronto ideológico. O terrorismo de cariz fundamentalista submete os meios aos fins a alcançar e legitima o uso da violência na tarefa de os atingir. Contra esta ideologia, sem prejuízo de uma melhoria significativa da segurança dos seus cidadãos, as democracias ocidentais deviam cerrar fileiras em torno dos princípios fundamentais que tanto lhes custou a conquistar. Princípios como o Estado de Direito e o respeito pelas garantias que assistem a qualquer pessoa, independentemente das suspeitas que sobre ela recaiam.

Ao afirmarem sem complexos os traços característicos da sua identidade, as democracias ocidentais assumem a melhor forma de combate ideológico de que dispõem. A outra hipótese é deixarem-se corromper, mais ou menos lentamente, em nome de uma luta que afirmam travar precisamente contra uma ideologia que serve de suporte a todo o tipo de atrocidades.