Thursday, May 04, 2006

Parece ter reduzido o número de blogues a aderir a celebrações mútuas de aniversário. Digo-o baseado em nada mais que a percepção que tenho ao comparar o que julgo observar actualmente e o que julgo ter observado noutros tempos. Existe mesmo quem anuncie a vontade de deixar de felicitar todos os blogues aniversariantes e as razões que apontam são, no fundo, óbvias.
O aniversário de um blogue é uma forma de consolidação de estatuto. É sempre uma marca de distinção, de quem resiste, de quem tem trabalho com ele. Ou seja, um sinónimo de estatuto, o qual é, por sua vez, capitalizado em legitimação. Não há nada de errado nisso. O estatuto e a legitimidade são conceitos do quotidiano, desde o óbvio mundo do trabalho até às relações de amizade. Não há razão nenhuma para estigmatizar o desejo de reconhecimento do autor de um blogue.
A redução das felicitações, a ser verdade, não se fica a dever, então, à má vontade ou à quebra de laços virtuais entre blogues. Dever-se-á, sobretudo, ao crescimento que a blogosfera registou desde a explosão mediática que sofreu em 2003. Simplesmente, deixou de ser praticável felicitar toda gente que celebra mais um ano destas andanças.