Wednesday, November 16, 2005
Tuesday, November 15, 2005
Algumas vezes, demasiadas vezes, a blogosfera traz-me recordações da adolescência.
Publicado por Miguel Silva às 14:10 |
Nos meus tempos de adolescência ia ver com frequência os jogos mais importantes que o Benfica disputava na Luz. Alguns jogos europeus, também algumas equipas do meio da tabela, mas, sobretudo, os derbys contra o Sporting e contra o Porto. No final do jogo, já fora do estádio, acabávamos por passar quase sempre pelos membros das claques do Benfica, reunidos nas portas de saída dos apoiantes da equipa adversária, aguardando já devidamente munidos de pedras e garrafas prontas a voar mal se vislumbrasse o primeiro vulto. O resultado do jogo, a equipa adversária ou quem passava por aquelas portas não importava. Nunca importou. As pedras e as garrafas voaram sempre indiscriminadamente.
Também por essa altura era comum dar uma vista de olhos ocasional pelo Blitz. O Blitz tinha (talvez ainda tenha) uma secção alimentada pelas mensagens dos leitores. Havia colunas do jornal recheadas de insultos trocados entre fervorosos apreciadores de estilos musicais distintos. Gerava-se uma significativa interacção entre as pessoas que para lá escreviam, as quais demonstravam paciência suficiente para tolerar os intervalos de publicação entre provocação e contra-provocação, que podiam ser de várias semanas, mas sem a menor tolerância perante quem não partilhasse os mesmos gostos.
Publicado por Miguel Silva às 14:08 |
O que se escreve num blogue, mesmo que em registo pessoal, nem sempre é autobiográfico. Por exemplo, quando escrevi que um blogue é um bom sítio para perder amigos não estava a dizer que realmente tenha perdido algum amigo por conta deste passatempo elaborado. Por outro lado, já quando escrevi que uma pessoa, de manhã, não faz ideia das asneiras que fará até ao final do dia...
Publicado por Miguel Silva às 14:06 |
No Esplanar um questionário dos anos 80 para apurar a vocação para a escrita. A quarta pergunta:
4 – Com os seus últimos quinhentos escudos
a) vai ao cinema
b) compra uma garrafa de bom vinho de marca
c) dá-os a alguém
d) compra um livro
e) vai jantar fora
f) apanha um táxi
Duas décadas mais tarde, os quinhentos escudos, transformados em euros, não chegam para ir ao cinema, nem para comprar um bom vinho, nem para comprar um livro, nem para jantar fora, nem para andar mais de 100 metros de táxi. Ainda assim, parecem fazer demasiada falta para serem dados a alguém.
Publicado por Miguel Silva às 00:28 |
Monday, November 14, 2005
Para quem não sabe, este tipo de spam segue exactamente a mesma fórmula dos horóscopos. Suficientemente generalista para não deixar ninguém de fora à partida, uns elogios que toda a gente gosta de ouvir e uns defeitos que toda a gente sabe ter e está pronto a servir. Evidentemente, os horóscopos, pelo menos, têm o mérito de ser escritos na língua falada pelo público que pretendem cativar.
Publicado por Miguel Silva às 11:39 |
Há blogues que filtram o spam nos seus comentários. Perdem a oportunidade de ler sinceros e rasgados elogios como o que está no post já aqui em baixo. Gostei sobretudo da parte do "good design".
Publicado por Miguel Silva às 11:33 |
O JPT não está a ver bem a coisa. Retirar o Ricardo da selecção, concordo, é um assunto urgente. Mas o verdadeiro imperativo é retirar Scolari do cargo de seleccionador. Um homem que não percebeu imediatamente a mais valia de ter Deco e Ricardo Carvalho como titulares não percebe nada de futebol. Nadinha. Se queremos ir a algum lado, é mudar de seleccionador enquanto é tempo.
Publicado por Miguel Silva às 09:39 |
O que a vida tem de intrigante é que quando uma pessoa se levanta de manhã não faz ideia das asneiras que vai fazer até ao fim do dia.
Publicado por Miguel Silva às 09:19 |
Sunday, November 13, 2005
Talvez seja do adiantado da hora, talvez seja de o dia me ter corrido bem, talvez seja do distanciamento que o frio e a chuva sempre me trazem, mas não encontro nada de mais nos primeiros artigos da Lei nº 53/2005, a tal que também regula blogues.
Ou melhor, até encontro. No artigo 2º está definido que a sede da Entidade Reguladora se situa em Lisboa. Talvez seja do adiantado da hora, talvez seja de o dia me ter corrido bem, talvez seja do distanciamento que o frio e a chuva sempre me trazem, mas não consigo perceber por que é que que isto está consagrado em letra de Lei.
Publicado por Miguel Silva às 00:21 |
Saturday, November 12, 2005
Friday, November 11, 2005
Os EUA são uma sociedade onde o medo é um fenómeno incontornável. Agora querem fazer o mesmo à Europa. Enagana-se redondamente quem pensa que os actores principais deste acontecimento são os excluídos. Esses, por mais carros que incendeiem, não têm, como nunca tiveram, poder nenhum. Os beneficiários dos carros a arder são outros. Porque enquanto as classes médias estiverem preocupadas em proteger-se das classes que estão abaixo delas, pensam menos em proteger-se das que estão acima.
Publicado por Miguel Silva às 10:17 |
Thursday, November 10, 2005
"Vejo-me em milhões de espelhos, e em cada um há uma imagem diferente. Sou apenas uma delas, ou a soma de todas?"
Gonzalo Torrente Ballester, A Saga/Fuga de J.B.
Publicado por Miguel Silva às 23:40 |
Wednesday, November 09, 2005
Mais um aluno aos tiros numa escola nos EUA. Mais dois feridos e um morto. Mais umas famílias destruídas. Mais umas análises rápidas às influências negativas nos jovens – os filmes, as músicas, os jogos. Mais uma vez em que vão ser poucos os que vão perguntar como é que um jovem de quinze anos tem acesso a uma arma de fogo.
Publicado por Miguel Silva às 16:25 |
Sendo eu uma pessoa que, com os seus complexos de esquerda, gosta dos militares sobretudo dentro dos quartéis, não deixo de me espantar com um Governo Civil agora tão zeloso, quando ainda há pouco tempo não teve problemas em deixar umas dezenas de neo-nazis desfilar pelas ruas lisboetas.
Publicado por Miguel Silva às 16:23 |
Tuesday, November 08, 2005
A compreensão do conflito que eclodiu nas ruas de França tem de passar necessariamente por dois conceitos sociológicos: legitimidade e exclusão social.
A palavra exclusão assume aqui uma importância muito especial. O seu contrário é inclusão; e não, como se ouve com frequência, integração. Uma grande diferença.
Publicado por Miguel Silva às 22:36 |
Um post imprescindível no Klepsýdra sobre a realidade nos bairros sociais franceses.
Publicado por Miguel Silva às 21:10 |
Saturday, November 05, 2005
Ao princípio da noite passei ao lado do estádio de Alvalade no exacto momento em que o Sporting marcou o primeiro golo. Não pude deixar de me interrogar se o Besugo se entusiasma tanto com os golos do Beto como com os de outro jogador qualquer do seu clube. Eu, por exemplo, só comemoro os golos do Geovanni quando não me apercebo a tempo de quem foi o autor da proeza.
Publicado por Miguel Silva às 01:55 |
Portugal precisa de si, diz o cartaz. E eu acredito que sim, que precisa. Afinal, se não for eu e mais uns quantos idealistas na mesma condição, que não só pagam os seus impostos como acreditam na valia de os pagar, o que sempre vai ajudando a equilibrar o défice e a protelar a falência do Estado Providência por mais uma década, que vão pagando os serviços com a pior relação qualidade-preço da Europa, que vão suportando um mercado fictício de monopólios e cartéis, para que meia dúzia de acomodados possa continuar a lucrar obscenamente e o país continue a fingir que tem empresas de grande dimensão que são casos de sucesso, Portugal estaria, realmente, muito pior.
Publicado por Miguel Silva às 01:54 |
Portugal precisa de si, diz o cartaz. E eu acredito que sim, que precisa. Mas não me conseguem convencer de que precise de Cavaco Silva.
Publicado por Miguel Silva às 01:53 |
Friday, November 04, 2005
As palavras do ministro Nicolas Sarkozy são, sobretudo, retórica punitiva populista. Pior do que isso, revelam alguém mais preocupado em encontrar uma forma contundente de espalhar as suas ideias feitas do que em aproximar-se do fundamento dos problemas.
Se a punição fosse o melhor caminho, ou até o único caminho, para meter as pessoas na ordem - numa qualquer ordem -, os totalitarismos seriam a forma mais comum de regime político.
Publicado por Miguel Silva às 00:39 |
Thursday, November 03, 2005
Hans-Peter Martin e Harald Schuman descreveram, há uns anos, um cenário pessimista de evolução do fenómeno da globalização. Nele previram um mundo profundamente dividido pelas desigualdades sócio-económicas, no qual a crispação social um dia deixaria de ser apenas latente.
Neste momento há qualquer coisa a acontecer em Paris, tal como tem estado a acontecer qualquer coisa em Melilla nas últimas semanas. Os mais optimistas, chamemos-lhes assim, verão simples episódios desconexos. Os mais pessimistas tendem a ver o prenúncio de algo mais. Com toda a certeza, algo de muito errado e que já não se encontra somente do lado de fora das nossas fronteiras. Entretanto, os noticiários abrem com os prémios de um canal televisivo especializado em não afrontar o establishment ou com mais um pássaro encontrado morto algures, num desfasamento do que realmente interessa no mínimo curioso e no máximo suspeito. Nada que Martin e Schuman, na sua versão alarmista, não tenham também previsto.
Publicado por Miguel Silva às 14:56 |
Tuesday, November 01, 2005
Monday, October 31, 2005
Um blogue cresce. Cresce tanto que chega a fugir à vontade de quem o criou. E a certa altura queremos dizer-lhe que seja menos pesado e coloquial e ele já não obedece. Adquiriu, legitimamente, uma personalidade própria, alheia à vontade do criador, e mantém-se-lhe fiel. Nesse momento, como a despersonalização não é algo que se possa impor de ânimo leve, a melhor solução é separarem-se os caminhos. Para que se mantenham as liberdades.
Publicado por Miguel Silva às 23:31 |


