Thursday, November 30, 2006

A propósito de se criar uma sala de chuto no Bairro do Charquinho, e por falar no CC Colombo, sinto uma certa curiosidade para saber o que pensam os seus responsáveis sobre o assunto.

A CML quer criar salas de chuto na cidade de Lisboa. Através do French Kissin’, venho a descobrir que pretendem instalar uma delas no Bairro do Charquinho, que se localiza em Benfica, paredes meias com o cemitério e a meio caminho do CC Colombo. O Bairro do Charquinho, como o JMF nota, é um bairro social, mas um bairro social antigo, com uma densidade populacional baixa, com uma população de idosos apreciável, com espaços verdes, com lugares de estacionamento (uma raridade em Benfica), com comércio e, acima de tudo, perfeitamente integrado nas vizinhanças da freguesia. O Bairro do Charquinho não é um gueto nem se encontra perdido no meio de uma colina, afastado dos lugares que se pretendem bem frequentados, como agora se constroem os bairros sociais. O Charquinho não era conhecido, e continua a não ser, por ser porto de abrigo de rufias, de criminalidade ou de tráfico de droga.

Quando se quer abrir uma sala de chuto tem que se chatear alguém. Quem tenha de ficar com ela à porta de casa provavelmente não vai simpatizar muito com a ideia. Mas o problema neste caso é que o Charquinho não tem qualquer relação com a realidade da toxicodependência. Em Lisboa, desde há muito tempo, a droga compra-se preferencialmente no Casal Ventoso e na Curraleira. Existe droga um pouco por toda a cidade, mas o grosso do tráfico tem lugar nesses dois sítios. Os concelhos limítrofes de Lisboa também possuem zonas onde o tráfico e consumo de drogas assume especial relevo. Mas, em ambos os casos, estamos a falar, sobretudo, de zonas degradadas onde grassa a exclusão social em quase todas as suas vertentes.

Sendo a freguesia de Benfica uma das que confina o concelho de Lisboa, acaba por conhecer bastante bem essa realidade. Mas o Charquinho e as suas zonas circundantes, apesar de geograficamente próximas, encontram-se, na verdade, relativamente fora destes circuitos. Colocar o Charquinho no circuito da toxicodependência é uma decisão desprovida de sensatez e, arrisco dizer, de conhecimento de causa. As salas de chuto fazem sentido e são necessárias onde existe consumo. Se são uma tentativa de criar uma ferramenta que facilite a reintegração dos toxicodependentes e que diminua os riscos associados ao consumo, precisam de estar perto daqueles que querem ajudar. E esse lugar não é o Bairro do Charquinho.

Wednesday, November 29, 2006

Modelo dinamarquês de sucesso inquestionável

E se, em vez de quererem importar modelos de legislação laboral e de proteccção social da Dinamarca, nos exportassem a todos para lá? Assim como assim, beneficiávamos todos do know-how e da experiência que os dinamarqueses já possuem e poupavam-se aquelas pequenas chatices de não termos nem a mentalidade nem o dinheiro necessários para avançar com isto de uma forma séria.

Tuesday, November 28, 2006

Revivalismo melancólico do que não foi vivido. Isto existe?

Monday, November 27, 2006

No dia do seu 91º aniversário, Augusto Pinochet fez saber que os actos cometidos pelo seu regime ditatorial foram motivados pela lealdade ao seu país. Admitamos que sim. Afinal, já Adolf Hitler acreditava no mesmo. Este é o problema quando se colocam noções abstractas acima de tudo o resto. Enquanto Pinochet se preocupava com o Chile, preteriu os chilenos, assim como Hitler preteriu os alemães em função de um ideal de Alemanha.
No Chile de Pinochet e na Alemanha de Hitler privilegiou-se o conceito abstracto de Nação. Por outro lado, nos nossos dias, o conceito abstracto mais frequentemente idolatrado é a Economia. Nesta perspectiva, tudo se resume a números e a Economia e o desempenho económico acabam por ser um fim em si mesmos.
Evidentemente, tanto num caso como noutro, escapa-lhes o essencial: as pessoas.

Friday, November 24, 2006

No Blogo Existo, o talento inesgotável de Michelangelo Merisi da Caravaggio e o liberalismo tal como foi defendido por alguns dos seus mais influentes teóricos. Duas sequências a acompanhar atentamente.

A TV Cabo avançou com uma campanha publicitária um tanto ou quanto idiota para promover os seus serviços a um preço, supõe-se, muito apetecível. Neste momento, há quem se esteja a preocupar com a ameaça aos valores familiares que a campanha representa. É um facto que a publicidade tem o poder de influenciar estilos de vida, mas não me parece que seja este o caso. A ideia, em si, não é das melhores, mas percebe-se que funcione mais pelo ridículo da situação do que por outra coisa qualquer. Se quisermos, mesmo assim, tomá-la à letra e aceitarmos que, por exemplo, um casal se possa separar porque o marido não assina a TV Cabo, temos de reconhecer que este casal não é capaz de comunicar sobre os assuntos mais banais de uma existência em comum e talvez não deva estar junto de todo.
Mas existe um outro aspecto que não tem recolhido a atenção destas mentes tão preocupadas com a fragilidade das relações conjugais dos portugueses. A responsabilidade de assinar o serviço TV Cabo pertence exclusivamente ao marido porquê? A mulher não tem emprego? Não tem conta bancária? Não tem independência e autonomia financeira? Não é ouvida em casa? Não tem voto na matéria?
As campanhas publicitárias são desenvolvidas por agências, levadas a cabo por produtoras e aceites ou recusadas pelo cliente final. Ou seja, há muita gente envolvida. Esta em particular até está a merecer o destaque de ser alvo de críticas em alguns blogues. No meio de toda esta gente, ninguém se sentiu demasiado incomodado com a subalternização explícita do lugar da mulher nas decisões do casal, o que se revela um excelente indicador do tipo de mentalidade reinante. E não se trata de uma especulação sobre os efeitos sociais nefastos de um determinado anúncio; é a constatação de um traço cultural tão dominante que surge como natural e nem sequer é questionado.

Thursday, November 23, 2006

23 de Novembro


Vincent van Gogh, A Sesta, 1890

Tuesday, November 21, 2006

Regressou a chuva. Excelente. Já estava cheio de saudades das tardes escuras.

Monday, November 20, 2006

Lendo o que se vai escrevendo nos blogues, pergunto-me se alguém já terá alterado uma opinião formada sobre algum dos assuntos mais quentes que se vão ciclicamente discutindo após se ter envolvido numa troca de argumentos. De uma tal interrogação pode parecer que existe uma crítica implícita aos blogues como forma de discussão, mas não é tanto o caso. A blogosfera, ou o bloguismo, se se preferir, funciona como um meio de excelência para a comunicação. Porém, talvez a sua maior valia se encontre mais depressa nos debates reflectidos, moderados e tendencialmente mais lentos do que na vertigem das polémicas apetitosas e das respostas previamente formatadas. As audiências são sempre uma ameaça à elaboração dos conteúdos, independentemente do meio de que estejamos a falar.

Sunday, November 19, 2006

Fraca memória

Pacheco Pereira quer agora convencer os seus leitores que a subida ao poder de Santana Lopes foi aclamada por certas alas do PS. E pergunta se nos lembramos. Eu não me lembro, há mais quem não se lembre, mas Pacheco Pereira esclarece que se não nos lembramos é porque ninguém se quer lembrar. Estas ratoeiras retóricas merecem pouco apreço. Trata-se de manipulação de consciências de baixo nível e Pacheco Pereira já nos habituou a bastante melhor.
Lembrar, lembrar, lembro-me de quando o Abrupto publicava textos a desmascarar o estilo de argumentação de blogues como o Muito Mentiroso: uns pozinhos de verdade, para não se estranhar demasiado, e muita mentira à mistura.
Pedro Santana Lopes construiu carreira política no interior e com a complacência do PSD. Foi dirigente político pelo PSD, foi secretário de estado pelo PSD, foi autarca pelo PSD e foi primeiro-ministro pelo PSD. Foi aclamado em congresso pelo seu partido para que o PSD não corresse o risco de deixar o poder em eleições antecipadas. Se alguém serviu de suporte a Santana Lopes, esse alguém foi indiscutivelmente o PSD. Dizer que a entronização de Santana Lopes foi bem recebida pelo PS não só é falso, como constitui uma manobra deliberada de reconstrução do que aconteceu nesses dias.

Talvez tudo isto não parecesse tão mau se o Benfica não andasse a encaixar aos três golos de cada vez que perde.

Equação desportiva

+


=


Friday, November 17, 2006

A interrupção voluntária da gravidez

"Entre 1990 e 1999 aumentou significativamente em Portugal a percentagem de indivíduos que aprovam o aborto no caso de a mulher não ser casada (40% de sim, contra 20% em 1990) e subiu moderadamente a dos que concordam com o aborto no caso de o casal não querer ter mais filhos (36% em 1999, 30% em 1990). Nem uns nem outros constituem, porém, a maioria – situação que, com a excepção do caso polaco (mais próximo de Portugal), contrasta vincadamente com a da União Europeia, com a da França (onde o sim ultrapassa os 60%) e, sobretudo, com a da Suécia (país onde a aceitação da interrupção voluntária da gravidez é quase unânime).
Por outro lado, o ‘sim’ ao aborto por vontade da mulher ou do casal encontra-se particularmente associado a alguns meios sociais, certamente próximos das classes médias urbanas; neles sobressaem os indivíduos mais jovens, os activos e os estudantes, os que acabaram os estudos mais tarde, os rendimentos mais altos, os residentes em aglomerados de mais de 10 000 habitantes e na metade sul do país – com particular destaque para a Região de Lisboa e Vale do Tejo. Do ponto de vista das suas condições familiares, é interessante notarmos que nestas franjas da população estão sobrerrepresentados os indivíduos que não possuem uma relação conjugal estável, os que vivem em união de facto, os solteiros e os divorciados/separados, os que não têm filhos ou têm apenas um filho."
Vala, J., Cabral, M. V., e Ramos, A. (org.), (2003), Valores sociais: mudanças e contrastes em Portugal e na Europa, Lisboa, ICS

Tuesday, November 14, 2006

Portugueses preocupados com o que outros portugueses possam ver enquanto navegam na internet.
(via Mar Salgado)

Não podem deixar de causar uma certa perplexidade as análises que esta semana têm surgido sobre o momento actual do PS. Parece que a tibieza ideológica e a orquestração mediática não eram sinais já bem presentes na campanha de José Sócrates para a liderança do partido, assim como parece que esta orientação para o poder das estruturas dirigentes não vem já do tempo de António Guterres. Nalguns casos, as análises podem ser bastante justas, mas pecam por muito tardias.

Wednesday, November 08, 2006

Donald Rumsfeld demitiu-se, pelo que se vai percebendo, em função dos resultados das eleições intercalares nos EUA. Rumsfeld não sai em função do que aconteceu no Iraque nestes últimos anos. Sai porque os americanos começam a perceber o que aconteceu no Iraque nestes últimos anos. E o que vai acontecer nos próximos.

Tuesday, November 07, 2006

No fim, o vilão morre

Os thrillers de Hollywood apresentam uma regra sagrada: no fim, os maus morrem. Como todas as boas regras, esta admite honrosas excepções. Mas, geralmente, não há blockbuster que se preze que não obedeça a este imperativo. Os estúdios de Hollywwod regem-se muito menos por critérios artísticos do que por critérios financeiros. Os filmes devem gerar uma receita apreciável, pelo que não só não podem afrontar a sensibilidade do espectador médio com têm de ser apelativos para um número muito significativo de pessoas. Nesta perspectiva, é razoável acreditar que o enredo e o desfecho correspondam a encenações com as quais o público se sente mais confortável.

A morte do vilão no fim do filme possui duas componentes. Uma que se prende com uma espécie de encerramento definitivo do problema. A outra tem a ver com um certo sentido de justiça. Por um lado, a morte aparece como a solução que resolve os problemas. A ausência permanente do prevaricador pressupõe o fim da prevaricação. Não vale a pena perder muito tempo para explicar a falácia desta suposta causa-efeito. Quanto muito, poder-se-ia dizer que a relação é válida para o caso concreto abordado, sendo perfeitamente ingénuo extrapolar o que quer que seja além disso. Por outro lado, a morte do vilão é a consequência esperada e merecida para as suas vilanias. Talvez porque a audiência dispõe das verdades que o enredo revelou, dispensa-se o julgamento e aplica-se imediatamente a pena. A morte do vilão, por mais que surja em contextos acidentais ou de auto-defesa do herói, corresponde sobretudo a uma moral. O crime não compensa e a consequência natural é a perda da vida. A morte surge, assim, como uma pena adequada e justa. O mundo do cinema é um mundo de liberdades criativas e ficcionais. Mas, dada a importância que o sucesso de bilheteira assume, não deixa de ser um indicador informal sobre as sensibilidades das audiências.

Se abandonarmos o mundo ficcional e regressarmos à realidade, constatamos que a pena de morte é aceite e praticada em diversos países. O mais recente e mediático condenado é Saddam Hussein, por crimes contra a humanidade. Hussein incorreu numa acusação gravíssima, mas a pena de morte também pode ser aplicada por razões como traição à pátria ou assassinato.

Muitas vezes se ouve argumentar contra a pena de morte invocando o erro judicial. Com efeito o simples reconhecimento que a justiça é falível, como qualquer outra empresa do ser humano, devia servir para questionar seriamente uma pena que não pode ser revista depois da sua aplicação. Tomemos como garantido que o veredicto de culpado é justo. Isso permite que não confundamos o foco do problema. Não se discute aqui o veredicto, ou a sua justiça, mas a pena aplicada e a sua razão de ser. Mais ainda, embora o erro judicial se apresente como um obstáculo praticamente intransponível para a aceitação sem reservas da pena de morte, é um argumento que nos remete mais para a substância do que para a essência, mais para o facto do que para o princípio. Se admitirmos que um dia será possível extirpar o erro da acção policial e judicial, teremos igualmente que admitir que a pena de morte deixa de contar com esse entrave.

Assim sendo, a pena de morte deve ser abordada, sobretudo, numa óptica de justiça e adequação da pena. Ou seja, o que nos devemos perguntar é se em algum caso concebível será a pena de morte adequada – equacionando, por exemplo, a gravidade do crime e a certeza do veredicto. Nesta perspectiva, continuará a haver quem defenda a sua aplicação, tal como continuarão a existir razões profundas para a contestar.

O principal motivo para contestar a pena de morte não se prende tanto com o erro judicial, mas com a essência de pena. A pena de morte representa uma medida penal puramente vingativa. Não se pode ignorar a função de castigo que o sistema penal desempenha, nem a sensação de segurança de que os cidadãos gozam por terem um sistema de justiça eficaz. De igual modo, a aplicação da justiça induz um sentimento de gratificação generalizado na sociedade. Os crimes não devem, em caso algum, deixar de ser julgados e punidos, sob pena de se assistir à desintegração do tecido social. Mas pensar exclusivamente em termos de retribuição do sofrimento e das ofensas causadas aos membros da uma sociedade não nos torna muito diferentes dos criminosos que condenamos. O filósofo Immanuel Kant defendeu que os seres humanos devem ser tratados como um fim e nunca como um meio. Para Kant, o ser humano possui uma dignidade e uma racionalidade intrínsecas, as quais devem ser respeitadas acima de tudo e em qualquer caso. Se recordarmos igualmente o famoso imperativo categórico “age apenas segundo aquela máxima que possas ao mesmo tempo desejar que se torne lei universal” resulta uma perspectiva da justiça inteiramente retributiva. Os criminosos devem ser castigados e na mesma medida em que ofenderam a sociedade. A pena de morte, neste caso, é justificada pela escolha racional do criminoso. A sua aplicação limita-se a estabelecer uma correspondência entre a acção criminosa e a sua consequência. O criminoso, ao decidir agir de certa forma, admite que essa acção possa ser executado contra ele próprio. Parece existir, de facto, uma aproximação entre a sociedade e o criminoso quando se age de acordo com o pensamento de Kant. Mas que aproximação é essa?

Um castigo induz inevitavelmente sofrimento. Por isso, é necessário que esse sofrimento se encontre perfeitamente justificado, ou, pelo menos, fundamentado na melhor justificação que a razão humana consiga produzir. A pena de morte radica numa concepção retributiva da justiça. Não é muito mais civilizada que o “olho por olho” bíblico. Se as acções de uma pessoa se tornam um perigo para a sociedade é justo e adequado que essa pessoa seja afastada da sociedade. É justo e adequado que se encontre uma pena que cumpra este desígnio e que restaure o sentimento de segurança. Como facilmente se percebe, as penas de prisão cumprem bastante bem este propósito. A pena de morte, ou, já agora, as punições físicas, não acrescentam nada que não seja a referida acção retributiva, baseada no mais puro sentimento de vingança. Condenamos os maus-tratos físicos, os abusos e o assassinato porque nos sentimos ofendidos com essas condutas em sociedade. Aceitá-las como imanando da escolha da própria sociedade acaba por ser uma deturpação brutal e uma contradição insanável do sentido de justiça.

Kant tinha razão ao admitir que a pena de morte estabelece uma relação de igualdade entre a dignidade do condenado e a dignidade dos restantes membros da sociedade que o condenam. Só que, ao contrário do que pensava o eminente filósofo, talvez isso se devesse menos à elevação da dignidade do primeiro do que à queda da dignidade dos últimos. A inadequação e injustiça subjacentes à pena de morte não têm tanto que ver com o crime cometido, mas antes com o tipo de respostas que escolhemos enquanto sociedade.

Saturday, November 04, 2006

A anonimato é um tema recorrente na blogosfera. De blogue em blogue, encontro um post extenso, mas excelente, da Lolita sobre esse assunto. E, um pouco mais à frente, ainda que principalmente subordinada a outros assuntos, uma resposta do Luís Aguiar-Conraria a um texto de Eduardo Prado Coelho. Em apenas seis parágrafos, EPC consegue, entre outras coisas, associar a desenvoltura da escrita ("tu cá, tu lá") ao favorecimento do disparate, errada e maliciosamente apelidar de personagem anónima o bloguista Luís Pedro Coelho e ser insultuoso para Luís Aguiar-Conraria por, entende-se bem, discordar das suas opiniões.

Mais rapidamente se compreende um escritor como Lobo Antunes, que afirma preferir a sua escrita acima de todas as outras, do que um opinion-maker, que se reclama frequentemente humanista e de esquerda, que afirma "puxar da pistola" e "raramente falhar os alvos". Mas quanto a isto, já se sabe: presunção e água benta…

De todos os dislates que EPC reúne naquelas poucas linhas, dois temas assumem maior interesse. Em primeiro lugar, fica clara a ausência de rigor – já agora, também a ausência de empenho – no tratamento da informação, do qual o que é escrito a respeito do autor do Rabbit’s Blog é o melhor exemplo. Esta ausência de rigor e empenho é elucidativa não só sobre EPC, mas também sobre a ocupação do espaço da comunicação social. Os jornais e as televisões estão cheios dos mesmos comentadores há anos seguidos. Mas não se trata somente de incapacidade de renovação. Mais do que isso, trata-se de incapacidade de fornecer conteúdos de relevo. Nomes como, por exemplo, Luís Delgado, Carlos Magno, Pedro Santana Lopes, João Carlos Espada, José António Saraiva, José Manuel Fernandes e João César das Neves transitam dos jornais para os programas de televisão sem que, pela qualidade do discurso, pela riqueza do raciocínio, pela pertinência dos temas, pela profundidade da análise, justifiquem alguma vez o espaço que ocupam. De uma forma semelhante, as incoerências e os erros no tratamento das notícias são tão comuns que, supõe-se, já não surpreendem ninguém. As responsabilidades editoriais, como tantas outras neste país, não são para se assumir por inteiro. Aliás, a este respeito, Portugal é um país em que o fenómeno da responsabilização assume contornos tão grotescos que se torna perfeitamente viável enterrar governos, partidos, empresas, jornais, ou o que quer que seja, e continuar a fazer carreira profissional com sucesso, continuando a saltitar impunemente de uns locais para os outros.

Em segundo lugar, o texto de EPC é bastante claro na forma como equaciona a dicotomia entre o texto assinado e o texto anónimo. Ou, dito de outra forma, porque é a isso que tudo se resume, entre a existência de nome ou a sua ausência. A categorização é uma realidade iniludível da vida social e tem tanto de útil como de perigosa. Se, por um lado, nos fornece uma ferramenta que facilita a interacção social quotidiana, poupando-nos análises detalhadas através da construção estereotipada do contexto de cada situação, por outro lado, tende a criar vícios de raciocínio. Estamos habituados a associar à estereotipia as xenofobias, as xenofilias e toda uma panóplia de preconceitos sociais, raciais, sexuais e políticos. Mas a questão dos nomes tem aqui, igualmente, um lugar destaque. Numa sociedade em que as estatísticas mostram níveis preocupantes de insucesso e abandono escolar, de baixa escolaridade generalizada e de analfabetismo funcional, o trabalho de abstracção, relativização e análise crítica, indispensáveis para ultrapassar o preconceito, está irremediavelmente comprometido. Torna-se, assim, bastante difícil pensar o mundo e a solução mais fácil é adoptar uma postura acrítica das opiniões e das informações que circulam, recorrendo quase exclusivamente ao estatuto dos emissores para assegurar a veracidade e pertinência dos conteúdos.

É comum dizer-se que Portugal é um país de pequenas invejas, mas, se assim for, também o é, seguramente, de reverências feudais, quase servis, tão notórias nas formas deferentes de relacionamento. Um nome possui, assim, um peso e um papel importantíssimos. A reverência em relação à fama do nome, por oposição à reverência em relação ao conteúdo é um fenómeno fortemente enraizado. Um “bom nome” é fácil de publicitar e ajuda a vender muito mais. Um “bom conteúdo” nunca é tão imediato como um “bom nome” e exige espírito crítico para avaliar o seu mérito efectivo. Ora, o espírito crítico, obviamente, não convive muito bem com a reverência em relação à fama do nome. Se o primeiro exige que se perca tempo, que se pense, que se reflicta, que se tome decisões, esta última requer apenas aceitação, passividade e, quanto muito, alguma memória para reter o quem é quem essencial. A reverência é muito mais fácil do que o exercício da análise crítica.

Mais ainda, os nomes sonantes reforçam a legitimidade dos discursos de terceiros. Aliás, é sintomático que EPC refira os nomes que refere e nos termos em que os refere. Como Luís Aguiar-Conraria justificadamente reconheceu, existe muito de elitismo asinino nos insultos que EPC profere. Um elitismo, uma arrogância e uma desconsideração que são comuns aos traços grossos de uma certa mentalidade reinante. Neste capítulo, EPC não fala apenas por si. É o espelho de toda uma forma de estar na vida e de interagir com o outro, de ser insultuoso, malicioso e inexacto. São características que, obviamente, se podem encontrar nos blogues. Mas não são características dos blogues. São da sociedade em que eles surgem.


Caravaggio, Cesto de Fruta, ca. 1597



Caravaggio, Retrato de Alof de Wignacourt, 1607-08



Caravaggio, Nossa Senhora dos Palafreneiros, 1605-06



Caravaggio, A Morte da Virgem, ca. 1606

Friday, November 03, 2006

Quase quatro séculos antes de Oliver Sacks descrever o problema de William Thompson, o pintor Caravaggio causava escândalo um pouco por toda a Itália. O seu enorme talento granjeou a atenção e protecção de alguns nomes influentes do seu tempo. Através deles, chegaram também importantes encomendas que o pintor realizou colocando nelas tanto da sua vocação para a pintura como do seu espírito provocador e inconformista. Caravaggio pintou naturezas mortas onde se destacavam os frutos podres e as folhas murchas, santos rodeados de anjos em poses demasiado terrenas, um nobre acompanhado de um pajem de ar suspeitosamente provocador, uma Nossa Senhora de saias arregaçadas como uma lavadeira, outra usando como modelo uma conhecida meretriz ou ainda uma morte da Virgem recorrendo ao cadáver de uma cortesã retirado do rio. Foram poucas, quase nenhumas, as suas telas que viram a primeira versão ser aceite sem polémica.
Não faltaram oportunidades e conhecimentos a Caravaggio para o afastar de vida de excessos e quezílias em que sempre se envolveu. De cada vez que lhe foi dada nova oportunidade, a sua reacção foi a de ir ao encontro das provocações, polémicas e problemas com a autoridade que pautaram a sua curta existência. O seu último anseio, o perdão do Papa Sisto V, chegou demasiado tarde e o édito que anuncia a sua morte – de resto, em circunstâncias pouco claras – vem oficialmente colocar um fim ao seu percurso errático.

Caravaggio e William Thompson, o homem cuja síndrome de Korsakov o impedia de reter algo na memória por mais do que alguns breves segundos, têm em comum uma fuga. O primeiro fugia da desorientação e da ausência de sentido provocadas pela sua amnésia; o segundo talvez fugisse de uma posição conformada na qual nunca se sentiu bem. Os dois fugiam, no fundo, de um cenário em que não conseguiam reconhecer-se. Os seus exemplos servem para recordar a força da identidade pessoal e os insondáveis recursos que possuímos para não a perder. Quer seja à custa de uma fantasia permanente, quer seja à custa de jogar com a própria vida.